Pacote de obras renova esperança de Ilhéus que vive um momento delicado
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, comemorou as obras inauguradas e anunciadas pelo governador da Bahia, Jaques Wagner, durante visita à cidade na tarde desta quinta-feira (29), considerando os investimentos e serviços como fundamentais para o desenvolvimento do Sul da Bahia, além de garantir mais emprego e renda e oferecer mais conforto, segurança e comodidade para os ilheenses e turistas. De acordo com o prefeito, essas obras confirmam mais uma vez o compromisso do Governo do Estado com a cidade, fruto de uma parceria firmada com a Prefeitura para promover o desenvolvimento de Ilhéus.
Newton Lima acompanhou o governador Jaques Wagner desde o aeroporto, seguindo para o centro da cidade onde foi inaugurado o Departamento de Polícia Técnica (DPT), uma unidade ampla e com estrutura para os serviços de perícias criminais e médicas legais, vistoria em veículos, engenharia legal, balística, além de um moderno laboratório para análise de drogas. O equipamento foi entregue juntamente com 48 viaturas para as polícias Técnica, Civil e Militar. Além de garantir mais segurança para a cidade e a agilidade nas perícias criminais, o prefeito destaca ainda que o equipamento vai diminuir os transtornos para os ilheenses, que antes tinham que encaminhar os corpos para a cidade de Itabuna para a realização de necropsias. “Só quem sente na pele o problema e os transtornos pode saber a necessidade e a importância do DPT”, complementou.
O prefeito participou ainda da inauguração do Terminal Pesqueiro de Ilhéus, uma obra onde foram investidos recursos de aproximadamente R$ 10 milhões e que vai beneficiar cerca de 20 mil pessoas que vivem da pesca na cidade. O terminal pesqueiro dispõe de estrutura para atracar embarcações de pesca oceânica de pequeno e médio porte, com até 30 metros de comprimento e capacidade de estocagem de 90 toneladas de pescado por viagem, por um período de 30 dias. Além de garantir gelo e combustível para os pescadores, o novo terminal oferecerá também espaços para o beneficiamento dos pescados e estocagem do produto, agregando mais valor aos peixes e assegurando assim mais renda para os pescadores.
Nova Ponte – Jaques Wagner também anunciou a autorização da licitação para a construção da ponte ligando o centro ao Pontal, uma obra que ele prometeu iniciar antes de findar a gestão do prefeito Newton Lima. A ponte terá 497 metros de extensão, conectada a um sistema viário de acesso entre o Aeroporto Jorge Amado e a avenida Dois de Julho. A primeira ponte estaiada da Bahia vai melhorar o trânsito de Ilhéus, facilitando o acesso à orla, desafogando o centro e embelezando a região. O investimento previsto é de R$ 120 milhões e inclui, além da ponte, o sistema viário de acessos, indenizações, estudos ambientais e projeto. De acordo com o governador, a ponte ficará pronta entre setembro e outubro de 2014.
Ainda em Ilhéus o governador Jaques Wagner anunciou a licitação para a recuperação de diversas estradas regionais, melhorando os acessos a vários municípios do Sul da Bahia. Na lista das estradas beneficiadas estão os trechos da BA-647 que ligam Aiquara ao entroncamento da BR-330 e Barro Preto ao entroncamento da BR-415 (Itapé); da BA-120, que ligam Itaju do Colônia a Itapé, e Gongoji ao entroncamento da BR-330, passando por Ubatã; e ainda da BA-654, que liga Itacaré a Taboquinhas. Outra rodovia que deve ser recuperada é a BR-415, que liga o sudoeste do estado à Costa do Cacau. As estradas têm um período máximo de 10 meses para a construção.